sábado, 15 de março de 2008

ESCOVA PROGRESSIVA COM FORMOL

ESCOVA PROGRESSIVA COM FORMOL
Ligia Kogos

Há alguns anos atrás surgiu no cenário um significativo avanço no manejo dos cabelos crespos, ondulados, finos, rebeldes e frágeis. Um velho conhecido médico, o FORMOL, revelou-se grande aliado para domar e encorpar os fios, economizando precioso tempo com a rotina interminável dos secadores.

Este procedimento se refere à técnica onde uma solução de Formol, misturada à Queratina líquida e uma emulsão leave on, é aplicada mecha a mecha, sendo feita então uma “escova” tradicional. É pedido para que não se lave o cabelo, nem se prenda por cerca de 3 dias, o que não é importante nem necessário, nem mesmo aconselhável, veremos a seguir o porque... Vale a pena frisar que o Formol, NÃO É ALISANTE, ele é sim, um “fortalecedor” do fio, criando uma espécie de “capa” que o envolve, endurecendo a queratina que é constituinte principal e natural do fio de cabelo. O fato de o cabelo ficar mais liso é decorrência deste novo calibre mais grosso, que faz com que tenha um “caimento” melhor, mais pesado... Como se faz a escova logo em seguida à aplicação, o fio assume esta forma esticada, como se tivesse sido passado a ferro e assim permanecesse por mais tempo

Ao contrário dos alisamentos tradicionais, ( guanidina, tioglicolato, )que enfraquecem e danificam profundamente os fios, fazendo com que partam e caiam, a escova com formol não é prejudicial mesmo sendo repetida a cada 60 -90 dias. Pode haver apenas certo ressecamento com a repetição pouco espaçada. Na hora de aplicar o produto, como com tudo que contém Formol, há uma reação natural, de ardor nos olhos, na garganta e até tosse, devido à inalação inevitável. Pessoas alérgicas a bijuterias, perfumes, detergentes, pó, com eczema alérgico, rinite, podem ter reações alérgicas ao formol, com sensibilizações, assim como outras substancias também podem desencadeá-las. Mas normalmente, o desconforto é apenas na hora da aplicação e talvez, algumas horas depois, dependendo da concentração usada.

Os cabeleireiros e seus auxiliares usam luvas e máscaras já que estão expostos ao produto várias vezes por dia, mas exceto em casos de alérgicos, não há nenhum perigo para os profissionais. Nós médicos, aliás, passamos todo o primeiro ano da faculdade em contacto íntimo e diário com Formol, nas salas de Anatomia, onde estudamos o Corpo Humano diretamente nos cadáveres conservados em formol forte!

Inicialmente usavam-se concentrações mais fortes de Formol nos salões, a 4 %, mas depois a ANVISA, órgão que regula os produtos de consumo, decidiu liberar apenas as concentrações mais fracas, (0,5 %) cujo efeito é naturalmente menor, mas por outro lado poderá ser usado com mais freqüência, até alcançar o efeito desejado...

Notícia de mortes por aplicação de formol nos cabelos, recentemente veiculadas, não têm fundamento e tem outras explicações causais. Nenhum caso de morte por formol foi verdadeiramente confirmado!

De qualquer modo, para maior segurança até quanto ao resultado estético, recomenda-se que se faça um teste em uma mecha, e aguarde-se uma semana para se constatar se o resultado é o esperado!

LIGIA KOGOS

DERMATOLOGISTA

Clinica Ligia Kogos de Dermatologia
Av Brasil 485
São Paulo- SP BRASIL
cep 01433-000
tel ( 11) 3052-3551
http://www.clinicaligiakogos.com.br


Um comentário:

Monyck disse...

Eu fiz uma selagem termica com formol a 4 meses atras e amei. Meu cabelo esta lindo ate hj.